Gestão de pátios e seus benefícios 

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Por Redação |

Gerenciar tudo o que acontece em um pátio é uma tarefa complexa e desafiadora. Em muitos casos, a má administração pode impactar negativamente a qualidade das operações logísticas e das entregas, gerando lentidão dos processos e inúmeros prejuízos.  

Por isso, eliminar gargalos na gestão de pátios melhora a eficiência do transporte, reduz gastos desnecessários e gera valor aos clientes e motoristas. Aos clientes, ao promover segurança no transporte das cargas através da amarração e checklist bem-feitos, por exemplo. E aos motoristas, ao promover um ambiente adequado e agradável enquanto aguardam. Seja com restaurante, banheiro, sala de espera e até mesmo treinamento personalizado de acordo com a necessidade. 

Um outro ponto é pensar no consumidor final, já que nos dias de hoje a rapidez das entregas é um dos fatores mais importantes e os pátios auxiliam na agilidade da liberação de carretas e serviços de preparação. 

No passado, as pessoas conheciam as empresas apenas pela qualidade dos seus produtos, notando o serviço logístico apenas quando algo negativo ocorria – como atrasos, extravios e avarias. Hoje, no entanto, a praticidade, segurança e rapidez das entregas também são fatores determinantes para a decisão de compra. 

Segundo a edição 2021 da pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC, a velocidade e confiabilidade da entrega lideram o ranking com a preferência de 47% dos brasileiros. Portanto, para garantir a eficiência do transporte de cargas e de toda a cadeia logística, uma Gestão de Pátios produtiva, tecnológica e otimizada torna-se essencial. 

Gestão de pátios na prática 

A Gestão de pátios inclui uma série de atividades para garantir maior controle e produtividade das tarefas logísticas. Podemos citar como exemplo o controle de acesso automatizado, monitoramento de câmeras e portaria 24h, manutenção e limpeza predial e das áreas verdes, assim como o gerenciamento e análise dos indicadores e estatísticas de desempenho. Vejamos algumas das demais atividades realizadas: 

 

Facilities 

  1. Gestão de entrada e saída 
  2. Limpeza e coleta seletiva
  3. Organização 
  4. Segurança 
  5. Restaurante 
  6. Ações de Comunicação
  7. Ações de Prevenção 
  8. Salas de espera 
  9. Salas de treinamento 
  10. Banheiros com chuveiros 

Checklist e Indicadores 

  1. Checklist de Veículos 
  2. Amarração de cargas 
  3. Preparação 
  4. Produtividade 
  5. Geração de Relatórios 
  6. Extração de Indicadores 

Automação 

  1. CFTV 
  2. Sistema de Gerenciamento
  3. Pager de Tempo e Movimento 

Estas são algumas das inúmeras possibilidades dentro dos pátios. E a excelência na gestão de tantas tarefas só pode ser possível com a união de dois fatores: tecnologia de ponta e uma equipe qualificada. 

Como a tecnologia otimiza os processos 

As novas tecnologias têm proporcionado grandes mudanças e melhorias em toda a cadeia logística. Agiliza operações e desburocratiza processos que antes levavam muito tempo para serem realizados e, hoje, já estão concluídos em questão de minutos. 

Os recursos tecnológicos também ampliam a capacidade de monitoramento e análise inteligente de dados, o que otimiza a gestão de pessoas e processos. Estas vantagens são muito bem observadas na gestão de pátios quando a sobrecarga de tarefas e pontos de atenção são tão expressivos que podem facilmente fugir do controle. 

Aline Lopes, Coordenadora Regional de Pátios na G2L, afirma que a tecnologia é essencial em todas as atividades do pátio e fala um pouco sobre algumas dessas vantagens: “Todo o controle de fluxo interno, desde a entrada até a saída do veículo é monitorado, gerando produtividade e segurança ao processo. É possível contar com relatórios e dashboards que auxiliam muito nas tomadas de decisão e trazem informação e confiabilidade aos clientes”. 

Quando há investimento em softwares como WMS (Warehouse Management System) e outros recursos tecnológicos, é possível usufruir de uma visão ampla de todos os processos no pátio. A gestão inteligente poupa energia, tempo e recursos ao automatizar os fluxos do dia a dia. 

Os benefícios de contar com uma equipe qualificada 

Um dos maiores desafios da gestão de pátios é garantir a produtividade e torná-los eficientes e seguros. E cada vez mais, as empresas estão cientes de que aplicar as melhores estratégias para garantir essas qualidades é indispensável. 

Na busca por esses objetivos, o investimento em recursos e soluções tecnológicas são potencializados quando há uma equipe atenta e capacitada nas operações. Por isso, investir em profissionais com conhecimento específico na área, contribui com qualidade, produtividade e principalmente a segurança.  

O investimento em pessoas é sempre muito útil, seja no momento da contratação ou no treinamento constante. Aline Lopes reforça que “o ser humano é nosso principal valor. Quanto mais qualificada a equipe, melhor são aproveitados os recursos e mais seremos competitivos no mercado”. 

E o que você acha sobre isso? Na sua visão, quais são os maiores desafios de gerenciar um pátio? Interaja conosco nas redes sociais e acompanhe nossos outros conteúdos, sempre como @logisticag2l! 

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