Aço bruto: produção brasileira cresce

Compartilhe este post

Em janeiro, a produção brasileira de aço bruto foi de 2,8 milhões de toneladas. Em outras palavras, isso representou um crescimento de 2,4% frente ao apurado no mesmo mês de 2024.

A produção de laminados, por sua vez, foi de 2 milhões de toneladas, ou 2,2% a menos na comparação com janeiro do ano anterior. Já a produção de semiacabados para vendas foi de 643 mil toneladas. De acordo com o Aço Brasil, essa foi uma queda um pouco maior, de 10,7%.

Aço bruto e mais dado importantes

No que diz respeito a consumo e vendas, o relatório do Aço Brasil destaca as vendas internas, com crescimento de 3,1%, totalizando 1,7 milhão de toneladas a mais em relação a janeiro do ano passado. Só o consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 2,2 milhões de toneladas, 11,4% acima do que se apurou anteriormente.

As exportações também caíram em janeiro de 2025. As 909 mil toneladas, ou US$ 651 milhões, foram 2,9% a menos em relação ao ano passado, tanto em volume quanto em valor.

As importações, contudo, foram de 548 mil toneladas (US$ 529 milhões), 49,9% a mais em quantidade e 30,4% a mais em valor. Os números combinados podem indicar um aumento na demanda interna, mas o ICIA, o Índice de Confiança da Indústria do Aço fechou em 34,7 pontos em fevereiro, 7,7 pontos a menos em relação a janeiro. Com a quarta queda seguida, o Instituto Aço Brasil trata o resultado como uma falta de confiança dos CEOs da indústria.

A importância da logística

A logística do aço começa no planejamento e transporte da matéria-prima, chegando até o armazenamento, distribuição e entrega do produto final. Cada etapa demanda de planejamento e execução cuidadosos para garantir a eficiência e a segurança da operação, otimizando custos e potencializando oportunidades.

É um campo amplo de atuação, que pode envolver diferentes tipos de logística, como a logística de produção, envolvendo a gestão da produção e o armazenamento de materiais, a logística de distribuição, responsável pela entrega do produto final ao cliente, e a logística reversa, que recolhe e destina adequadamente os resíduos para a manutenção de uma indústria sustentável e com menos desperdícios.

Clique aqui e conheça as soluções da G2L Logística para a indústria do aço.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades!

Destaques
Últimas notícias
Negócios e Mercado

Aço bruto: produção brasileira cresce

Em janeiro, a produção brasileira de aço bruto foi de 2,8 milhões de toneladas. Em outras palavras, isso representou um crescimento de 2,4% frente ao

Não há mais posts!