A logística nos grandes festivais de música

Compartilhe este post

Por Redação | 

Quando o assunto é música, muitos são os sentimentos envolvidos. Ela consegue nos teletransportar para vários momentos, traduz e dá sentido às nossas emoções. Suas letras e conjunto de instrumentos também nos faz refletir sobre a vida e conversam de maneira única no nosso dia a dia. 

A música também é responsável por conectar pessoas e faz isso através dos inúmeros festivais espalhados pelo mundo. 

Todo mundo tem um show preferido, ou aquele que ficou marcado na lembrança. Consegue se lembrar do seu? Pode ser um que talvez você tenha ido quando criança, adolescente ou adulto. Sempre temos um show, seja ele de um artista ou banda, que é marcante. 

Mas você já parou para pensar em tudo que veio antes para que a montagem desse mesmo show acontecesse? Como um palco, instrumentos ou até mesmo o próprio artista chegaram ali? E ao final de tudo, na desmontagem, o que foi feito para que tudo retornasse em segurança e no tempo previsto? 

Por este motivo, vamos entender um pouco sobre A Logística nos grandes festivais de música

Os festivais 

Tomorrowland, Rock in Rio, Lollapalooza, Summerfest… Provavelmente, você já deve ter escutado algo sobre eles. 

Esses são alguns dos festivais de música mais conhecidos e acompanhados no mundo. Capazes de reunir um grande número de público, a cada edição trazem alguma novidade para quem está assistindo. 

Abaixo, separamos para você algumas informações sobre os maiores festivais realizados no Brasil e no mundo. 

Glastonbury  
Considerado o maior festival a céu aberto no mundo, o Glastonbury acontece todos os anos em Pilton, na Inglaterra. A sua primeira edição aconteceu na década de 70 e, além dos grandes shows, o evento conta com outras apresentações, como por exemplo dança, teatro e humor. 

Summerfest 
Com mais de 11 dias de duração, o Summerfest entrou para o Guinness World Records como o maior festival do mundo. Ele acontece nos Estados Unidos e atrai anualmente um público de mais de 800 mil pessoas.  

Coachella Fest 
Também nos Estados Unidos, o festival acontece todos os anos na Califórnia desde o final da década de 90. É um dos principais eventos de pop, rock alternativo e música indie, reunindo cerca de 200 mil pessoas em cada edição. 

Rock In Rio 
Maior evento de música no Brasil, o Rock In Rio já contou com a presença de bandas internacionais icônicas, como Queen, Iron Maiden, AC/DC, entre outras. Barão Vermelho, Blitz e Paralamas do Sucesso são algumas das bandas nacionais que já se apresentaram no evento. 

A última edição do Rock In Rio aconteceu em setembro de 2022 e recebeu cerca de 700 mil pessoas e mais de 1.200 artistas, segundo a organização do evento. 

Lollapalooza 
Com origem em Chigago, nos Estados Unidos, o Lollapalooza foi criado por Perry Farrell, integrante da banda Jane’s Addiction. 

O festival também é conhecido pelas edições realizadas em outros países, incluindo o Brasil. A edição mais recente do Lollapalooza no país aconteceu em março de 2022 e bateu o recorde de público. Mais de 300 mil pessoas compareceram ao longo dos três dias de evento. 

Tomorrowland 
Criado em 2005, na Bélgica, é considerado o principal evento de música eletrônica no mundo. A edição de 2022 contou com um público de mais de 100 mil pessoas e participações de artistas do mundo todo. O DJ brasileiro Alok foi um dos principais destaques do palco principal. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre alguns dos maiores eventos de música, podemos entender melhor tudo o que viabiliza os festivais. A apresentação do artista ao público pode durar minutos ou algumas poucas horas, mas uma parte importante e fundamental já está há semanas dando show nos bastidores: a logística. 

Como acontece? 

Quando falamos dos maiores eventos de música do mundo, são milhares de pessoas envolvidas para entregar uma infraestrutura grandiosa. Seja na preparação, no transporte, na montagem, organização, desmonte e despacho dos materiais e equipamentos.  

Nos casos dos eventos com atrações internacionais, como a maioria dos citados acima, a complexidade desses trâmites logísticos é ainda maior. Além do deslocamento dos artistas e das equipes, os instrumentos musicais, figurinos, equipamentos de som e luz e materiais cênicos precisam chegar ao destino em segurança e dentro do prazo. 

E para termos uma noção do volume dessas cargas, basta usarmos como exemplo o Lollapalooza 2022, que ocorreu em São Paulo no primeiro semestre desse ano. Ao todo, foram quase 60 toneladas de equipamentos distribuídas em 4 voos cargueiros que chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos.  

De Campinas, os equipamentos de artistas como Strokes, Doja Cat e Miley Cyrus – entre outros – foram levados em carretas para a capital paulista. Em eventos maiores como o Rock in Rio, o país pode chegar a receber centenas de toneladas de cargas.  

Lembrando que para transportar e armazenar os instrumentos musicais dos artistas, é preciso ter um cuidado especial. A maior parte deles são feitos de materiais sensíveis à temperatura e umidade, além de demandarem manutenção constante a fim de garantir sua durabilidade e afinação. 

Todos os cuidados são necessários para que nenhum imprevisto aconteça nos bastidores. Na última edição do Rock in Rio Lisboa, por exemplo, os equipamentos de som do Palco Mundo, vindos do Brasil, desapareceram poucos meses antes do evento acontecer. 

Além dos equipamentos, artistas enfrentaram dificuldades para se deslocar até o festival. A cantora Ivete Sangalo e sua equipe técnica tiveram os dois voos cancelados, chegando poucas horas antes do show no Rock In Rio Lisboa começar. Outra artista que também teve problemas durante a viagem foi a cantora Anitta, ao ter as suas malas extraviadas no trajeto às vésperas de sua apresentação. 

Durante uma de suas passagens pelo Brasil, a banda de rock Guns N’ Roses também teve imprevistos logísticos. O grupo enfrentou problemas na saída e transferência de seus equipamentos do Rio de Janeiro para Porto Alegre, o que acarretou horas de atraso. 

Por estes e outros motivos, o papel da logística nos grandes festivais de música é fundamental e a operação normalmente começa semanas antes do artista subir ao palco e se estende por dias após o término do show. 

Cada detalhe conta e, somente com o uso de tecnologia, com uma equipe qualificada e processos bem definidos e integrados, os riscos são evitados, os prazos são respeitados e todos ficam livres para curtir o espetáculo.  

E você? Já parou para pensar na importância da logística nos festivais de música que você já assistiu, seja antes, durante ou após eles acontecerem? Siga @logisticag2l nas redes sociais e conte pra gente a sua experiência!! 

Ainda no assunto música: em setembro, montamos uma playlist com músicas sugeridas pelos colaboradores G2L durante a campanha #AMúsicaQueTeMove nas redes sociais.  
 
O objetivo da campanha, encerrada nesta quarta (28), foi de cada colaborador contar uma história da sua vida que tenha relação com alguma música específica. 

Confira a playlist abaixo: 

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades!

Destaques
Últimas notícias
Logística e Operações

Tendências na logística para 2025

O e-commerce está consolidado na dinâmica de consumo das pessoas. É preciso inovar e automatizar para dar vazão a uma demanda crescente que precisa ser,

g2l logística disruptiva
Logística e Operações

Logística disruptiva e aceleração digital

Antes puramente operacional e com foco em vendas e fabricação, hoje temos uma logística disruptiva. Estratégica e independente, ela é fundamental em uma fase da

Não há mais posts!